Heitor diz que escola em tempo integral é solução para violência

Extraído de: Assembléia Legislativa do Estado do Ceará - 06 de Maio de 2009
O deputado Heitor Férrer (PDT) afirmou nesta quarta-feira (06/05) que a solução para a violência crescente no Estado é a redução da desigualdade social e isso só será possível com uma escola em tempo integral e de qualidade. Segundo o parlamentar, o programa Ronda do Quarteirão, instituído pelo Governo, isoladamente não é suficiente para conter a criminalidade nos centros urbanos no Ceará.
Para justificar, Heitor Férrer exibiu notícia do jornal O Povo, publicada na edição de 02 de maio, dando conta que são registrados 101 assaltos por dia em Fortaleza, apesar de todos os esforços desenvolvidos no sentido de melhorar o aparelho policial. "Essa situação nos leva ao desespero. É uma onda de violência que atinge a todos sem distinção. E se não fosse o Ronda do Quarteirão, o quadro seria ainda bem pior", acentuou o pedetista.
Para o deputado, a saída deveria ser um maior investimento na área da educação, criando um programa de parcerias entre o Governo do Estado e municípios para a implantação de escolas de tempo integral. Ele lembrou que, no passado, pessoas saiam das instituições públicas e galgavam vagas nos cursos de elite como medicina, odontologia e direito. "Hoje, os alunos provenientes do ensino público , quando conseguem, só alcançam vagas em cursos menos procurados". Como exemplo, Heitor citou a própria família. Sete irmãos têm nível superior e nenhum estudou em colégio particular, conforme declarou.
O parlamentar explicou que o estado do Rio Grande do Sul tem o melhor índice de educação e, ao mesmo tempo, possui os mais baixos índices de criminalidade. No extremo oposto, disse Heitor Férrer, está Alagoas, que está registrando 66 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes, e aponta os mais baixos níveis de educação.
"Só poderemos de fato coibir a violência com educação de qualidade, que é o único meio de reduzir as diferenças sociais. Há 20 anos que os nossos governantes dizem que vão acabar com a miséria no Ceará, mas ainda temos um milhão de cearenses abaixo da linha da pobreza", avisou.
Em aparte, o deputado Ely Aguiar (PSDC) lembrou que a grande maioria dos assaltos registrados estão ligados ao tráfico de drogas, e, mesmo assim, não há uma política efetiva para o controle do problema. Ele disse que as divisas estaduais, principalmente com o estado de Pernambuco, encontram-se desguarnecidas. "Crianças consomem drogas no interior das escolas e professores nada fazem com medo de represálias. A situação está muito próxima do descontrole total", alertou ainda o parlamentar.
O deputado Edson Silva (DEM) disse que o modelo que deve ser seguido é o do ex-governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, que implementou a escola em tempo integral, que, infelizmente foi desmontada por seu sucessor. "É preciso que o Brasil como um todo repense o seu modelo educacional", disse. A deputada Tânia Gurgel (PSDB) acentuou que é preciso dar educação também para os jovens da zona rural, que não têm mais nem ensino médio.
JS/CG
Disponível em: http://www.jusbrasil.com.br/noticias/1044545/heitor-diz-que-escola-em-tempo-integral-e-solucao-para-violencia

Nenhum comentário:
Postar um comentário