OLÁ PESSOAL,

SEJAM BEM VINDOS !


domingo, 17 de maio de 2009

DEPOIS DE PENSAR NAS BASES DA EDUCAÇÃO, VAMOS PARA O ENSINO MÉDIO...


Heitor diz q
ue escola em tempo integral é solução para violência








Extraído de: Assembléia Legislativa do Estado do Ceará - 06 de Maio de 2009


O deputado Heitor Férrer (PDT) afirmou nesta quarta-feira (06/05) que a solução para a violência crescente no Estado é a redução da desigualdade social e isso só será possível com uma escola em tempo integral e de qualidade. Segundo o parlamentar, o programa Ronda do Quarteirão, instituído pelo Governo, isoladamente não é suficiente para conter a criminalidade nos centros urbanos no Ceará.

Para justificar, Heitor Férrer exibiu notícia do jornal O Povo, publicada na edição de 02 de maio, dando conta que são registrados 101 assaltos por dia em Fortaleza, apesar de todos os esforços desenvolvidos no sentido de melhorar o aparelho policial. "Essa situação nos leva ao desespero. É uma onda de violência que atinge a todos sem distinção. E se não fosse o Ronda do Quarteirão, o quadro seria ainda bem pior", acentuou o pedetista.
Para o deputado, a saída deveria ser um maior investimento na área da educação, criando um programa de parcerias entre o Governo do Estado e municípios para a implantação de escolas de tempo integral. Ele lembrou que, no passado, pessoas saiam das instituições públicas e galgavam vagas nos cursos de elite como medicina, odontologia e direito. "Hoje, os alunos provenientes do ensino público , quando conseguem, só alcançam vagas em cursos menos procurados". Como exemplo, Heitor citou a própria família. Sete irmãos têm nível superior e nenhum estudou em colégio particular, conforme declarou.
O parlamentar explicou que o estado do Rio Grande do Sul tem o melhor índice de educação e, ao mesmo tempo, possui os mais baixos índices de criminalidade. No extremo oposto, disse Heitor Férrer, está Alagoas, que está registrando 66 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes, e aponta os mais baixos níveis de educação.
"Só poderemos de fato coibir a violência com educação de qualidade, que é o único meio de reduzir as diferenças sociais. Há 20 anos que os nossos governantes dizem que vão acabar com a miséria no Ceará, mas ainda temos um milhão de cearenses abaixo da linha da pobreza", avisou.
Em aparte, o deputado Ely Aguiar (PSDC) lembrou que a grande maioria dos assaltos registrados estão ligados ao tráfico de drogas, e, mesmo assim, não há uma política efetiva para o controle do problema. Ele disse que as divisas estaduais, principalmente com o estado de Pernambuco, encontram-se desguarnecidas. "Crianças consomem drogas no interior das escolas e professores nada fazem com medo de represálias. A situação está muito próxima do descontrole total", alertou ainda o parlamentar.
O deputado Edson Silva (DEM) disse que o modelo que deve ser seguido é o do ex-governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, que implementou a escola em tempo integral, que, infelizmente foi desmontada por seu sucessor. "É preciso que o Brasil como um todo repense o seu modelo educacional", disse. A deputada Tânia Gurgel (PSDB) acentuou que é preciso dar educação também para os jovens da zona rural, que não têm mais nem ensino médio.
JS/CG

Disponível em: http://www.jusbrasil.com.br/noticias/1044545/heitor-diz-que-escola-em-tempo-integral-e-solucao-para-violencia

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Entrevista com o Ministro da Educação - Fernando Haddad


Entrevista Fernando Haddad

Para o Ministro da Educação, é essencial que as universidades públicas preparem mais e melhores professores para o Ensino Fundamental

Nova-Escola

17/03/2009 17:11

Denise Pellegrini e Gabriel Pillar Grossi, de Brasília, DF

Foto: Herminio Oliveira

O ministro acredita que a educação vai virar um valor social quando mais gente se der conta de sua importância na sociedade

"Dar aula não é nada simples. Talvez seja a atividade mais sofisticada que a espécie humana já concebeu." A afirmação, do ministro Fernando Haddad, justifica a ênfase que o Ministério da Educação (MEC) está dando à formação de professores do Ensino Fundamental. Dos 10 bilhões de reais a mais que o MEC terá no orçamento de 2009 (na comparação com o deste ano), essa será uma área de destaque em investimento. E os cursos de Pedagogia e o Normal Superior foram considerados - ao lado dos de Medicina e Direito - prioritários numa lista de avaliações nacionais de faculdades e universidades.

Aprimorar a formação docente é uma missão complexa. Como se pode ver na pesquisa que norteia a reportagem de capa desta edição (leia mais na página 48), o curso de Pedagogia está muito distante das necessidades de quem leciona. Para aproximar o currículo do "chão da escola", deve ser criado, agora, em outubro, o Sistema Nacional de Formação do Magistério. A iniciativa prevê uma articulação entre os dirigentes municipais e estaduais e as instituições de Ensino Superior para que elas diplomem cerca de 70 mil educadores por ano. Sobre o tema, tão importante para o futuro de nossa Educação, o ministro concedeu a seguinte entrevista à NOVA ESCOLA.

· Ver detalhes da entrevista no site:

http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/entrevista-fernando-haddad-428792.shtml/